segunda-feira, 15 de maio de 2017

Vasos sanguíneos



Existem três principais tipos de vasos sanguíneos:

Artérias: São as mais grossas e flexíveis, pois têm de suportar grandes pressões, devido a serem os vasos por onde saí o sangue do coração.

Veias: São mais finas que as artérias, mas mais grossas que os capilares e servem para levar o sangue de volta ao coração. Nas veias que estão abaixo do coração, existe um sistema de válvulas que leva o sangue para cima.

Capilares: São mais finos que um cabelo e levam o sangue a todas as células.

Resultado de imagem para veias, arterias e capilare

Linfa

A linfa, tal como o sangue é constituída por água, nutrientes, oxigénio, dióxido de carbono, glóbulos brancos, cloreto de sódio e plaquetas.
Esta é produzida no baço e no tempo e, tendo uma função quase idêntica ao sangue, circula de uma forma muito diferente.
Existem dois tipos de maneiras de a linfa circular:

Linfa circulante: Circulas em vasos circulatórios.
Linfa intersticial: Circula livremente pelo corpo
Resultado de imagem para sistema linfatico

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Constituição do sangue

O sangue é constituído por:

-Glóbulos Brancos/ Leucócitos (15%)
Duram cerca de uma semana no sistema circulatório, tendo uma forma irregular, são provenientes da medula vermelha e servem para defender o organismo de bactérias e outros vírus.

Estes têm diversas propriedade, que são:

Diapedese: Capacidade de atravessar paredes de capilares.

Fagocitose: Quando um leucócito vê um corpo estranho ataca-o com a sua capacidade de criar duas pernas que imobilizam o corpo e depois, já dentro do glóbulos, estes destroem os corpos.

Produção de anticorpos: Os leucócitos quando detetam antigénios, tentam produzir anticorpos  para os matar. Estes anticorpos por vezes demoram algum tempo a atuar, o que é devido ao facto de eles tentarem vários tipos de anticorpo até encontrarem um que serve para tratar a doença. Muitos antigénios são memorizados pelos glóbulos brancos e, é por isso, que muitas doenças só se apanham uma vez na vida. O mesmo conceito aplica-se às vacinas que injectam quantidades mínimas de uma doença, o que preparara os glóbulos brancos para não a apanhar.

Plasma (55%)
Constituinte líquido do sangue por onde circulam todos os outros constituintes e que é constituido por:
-90% de água
-10% de nutrientes e gases, que lhe dão uma cor amarelada

Plaquetas (15%)
São produzidas na medula vermelha dos ossos e servem para coagular o sangue. Existem cerca de 300000 por milímetro cúbico e entram em ação quando há uma ferida.

Glóbulos vermelhos (15%)

Existem cerca de 5 milhões por milímetro cúbico e servem para transportar os gases oxigénio e dióxido de carbono dos pulmões para as células.
São constituídas pela hemoglobina, que para além de lhe dar uma cor avermelhada, junta-se com o oxigénio (formando oxi-hemoglobina) ou dióxido de carbono (formando carbo-hemoglobina).